CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Festa de Natal






No passado dia 18 de Dezembro realizou-se a nossa Festa de Natal num ambiente muito alegre e acolhedor. Os pais puderam assistir a um espectáculo que participaram todas as crianças da EB1 e do Jardim-de-Infância. Cantamos, dançamos, recitamos e houve até momentos muito animados com Pais Natais muito divertidos! No final, pais, professores, alunos e auxiliares, cantaram "A todos um Bom Natal" em uníssono, tal como a época pedia!
Claro que logo de seguida, o Pai Natal trouxe as tão esperadas prendas e os olhitos brilharam mais uma vez!
E, para finalizar a nossa festa ainda contou com um almoço convívio entre pais, professores, auxiliares, alunos e outros familiares que quiseram participar, tal como numa grande família!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Visita à Casa do Gaiato





Na passada segunda-feira (15 de Dezembro) demos continuidade ao trabalho iniciado no Dia Internacional dos Direitos da Criança, em que nos proposemos recolher roupas e brinquedos para oferecer a crianças mais carenciadas. Nesse dia, fomos visitar a Casa do Gaiato, em Paço de Sousa, onde pudemos entregar tudo o que conseguimos angariar e ainda nos foi permitido ver as instalações da Instituição.
Primeiro, depositamos as roupas e brinquedos aos pés da estátua à entrada, para ser distribuido pelas crianças quando elas chegassem da escola. Depois, o Tiago, um menino gaiato que estava à espera para entrar na faculdade, serviu de cicerone, mostrando-nos tudo e respondendo às nossas perguntas.
Fomos ver a tipografia, onde é impresso o jornal "O Gaiato", onde ficamos admirados com as máquinas enormes que lá tinham!!
Depois fomos até à sala de estudo, onde encontramos a professora Aida, com alguns alunos, que foi muito simpática, explicou-nos que era a monitora de estudo dos meninos, ajudava-os a fazer os trabalhos de casa (TPC) e ainda os ajudava a trabalhar nos computadores.
De seguida fomos visitar a capela, onde pudemos ver a campa do Padre Américo, que foi o fundador daquela Instituição. Como já era um pouquinho tarde, tivemos que vir embora e as despedidas ao Tiago, foram cheias de abraços e beijinhos.
Os meninos e meninas do JI de Sub-Ribas, agradecem aos pais, por terem dado as roupas e os brinquedos; ao Presidente da Junta de Freguesia de Meinedo, por nos ter cedido o transporte, e agradecemos também a simpatia de todos as pessoas que nos receberam na Casa do Gaiato.
Nós sabemos que nesse dia à noite, quando os meninos que vivem na Casa do Gaiato, chegaram, os olhitos sorriram! E para nós, ver sorrir é sinal que conseguimos (nem que seja só por um pouquinho) fazer alguém feliz!
Para nós, o Natal é isso mesmo!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - 3 de Dezembro









Este dia foi lembrado e comemorado / trabalhado em todos os Jardins-de-Infância onde exerço funções de docente do Ensino Especial.
Narrei uma história sobre o tema, que foi visualizada em PowerPoint, pelas crianças dos Jardins-de-Infância de Juste, Soutelo, Cernadelo e Sub-Ribas. Após a história, procedeu-se ao registo individual da mesma, por cada criança, os quais podemos ver alguns neste blog.
Ao ser trabalhado este dia, as crianças demonstraram através dos seus registos e nos diálogos, que as pessoas com problemas devem ser tratadas com respeito, carinho e que têm direitos e deveres como todas as outras.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Gente Rara - Susana Felix

Simplesmente Maravilhoso!













Para todos os meninos e meninas, gente rara ou não, nós abraçamos com muito carinho e do fundo do coração! Beijinhos dos meninos e meninas do Jardim-de-Infância de Sub-Ribas.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Os Direitos da Criança





Hoje no nosso Jardim-de-Infância trabalhamos sobre os Direitos da Criança.
Primeiro visualizamos os quatro vídeos sobre os direitos de todas as crianças, que foram encontrados no site da UNICEF e podem ser vistos neste blog.
Conversamos sobre eles e fizemos de seguida um desenho sobre o direito que achamos mais importante, ou que gostamos mais.
Depois recortamos e colamos num cartaz.
Ficou mesmo bonito!
Com este trabalho, percebemos que nem todos os meninos e meninas tinham a sorte de verem cumpridos os seus direitos. Por isso, resolvemos recorrer as nossas roupas que já não nos servem e um brinquedo ainda em bom estado, para ser dado a esses meninos e meninas, antes mesmo que o Natal chegue.
Queres entrar nesta recolha?

Dia Internacional dos Direitos da Criança




A criança,
Toda a criança.
Seja de que raça for,
Seja negra, branca, vermelha, amarela,
Seja rapariga ou rapaz.
Fale que língua falar,
Acredite no que acreditar,
Pense o que pensar,
Tenha nascido seja onde for,
Ela tem direito...




...E nesse Mundo ela vai crescer:
Já sua mãe teve o direito
A toda a assistência que assegura um nascer perfeito.
E, depois, a criança nascida,
Depois da hora radial do parto,
A criança deverá receber

Amor,
Alimentação,
Casa,
Cuidados médicos,
O amor sereno de mãe e pai.
Ela vai poder
Rir,
Brincar,
Crescer,
Aprender a ser feliz...




E a criança nasceu
E vai desabrochar como

Uma flor,
Uma árvore,
Um pássaro,
E Uma flor,
Uma árvore,
Um pássaro

Precisam de amor – a seiva da terra,
a luz do Sol.
De quanto amor a criança não precisará?
De quanta segurança?
Os pais e todo o Mundo que rodeia a criança
Vão participar na aventura
De uma vida que nasceu.
Maravilhosa aventura!
Mas se a criança não tem família?
Ela tê-la-á, sempre: numa sociedade justa
Todos serão sua família.
Nunca mais haverá uma criança só,
Infância nunca será solidão.



A criança deve ser respeitada
Em suma,
Na dignidade do seu nascer,
Do seu crescer,
Do seu viver.
Quem amar verdadeiramente a criança
Não poderá deixar de ser fraterno:
Uma criança não conhece fronteiras,
Nem raças,
Nem classes sociais:
Ela é o sinal mais vivo do amor,
Embora, por vezes, nos possa parecer cruel.
Frágil e forte, ao mesmo tempo,
Ela é sempre a mão da própria vida
Que se nos estende,
Nos segura
E nos diz:
Sê digno de viver!
Olha em frente!



Extratos do Poema sobre os Direitos da Criança de Matilde Rosa Araújo


Videos in:http://www.unicef.org/knowyourrights/convention_cartoons.php?id=0#video


segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Feira e Magusto




Na semana passada foi uma azafama no nosso Jardim-de-Infância. Foi verdadeiramente uma semana de Outono que contou com duas Feiras de S. Martinho, um Magusto e muitos doces tradicionais.

Na terça-feira, dia de S. Martinho - 11 de Novembro, fomos participar na Feira de S. Martinho na sede do Agrupamento de Escolas. Foi muito divertido, porque para além de conhecermos outras crianças que também andam no Jardim, conseguimos vender quase tudo o que levamos: marmelada, geleia, doce de abóbora, bolinhos de abóbora, queijadinhas, côquinhos e os colares feitos por nós.

Na quinta-feira, dia 14 foi a vez de fazermos a Feira na nossa Escola juntamente com os colegas do 1º Ciclo. Esta também correu muito bem, desta feita, esgotamos as vendas e até conseguimos que alguns encarregados de educação fizessem encomendas dos nossos trabalhos (esculturas: caracóis, casinhas, flores e colares).

Para terminar em festa, na sexta-feira foi o dia do Magusto Escolar e aí, dançamos e cantamos à volta da fogueira, comemos as castanhas e no final... foi deliciosamente engraçado ficarmos todos farruscados!

Feira de S. Martinho na EB1/JI Corgo







Mais uma vez a Escola e o Jardim-de-Infância se uniram para recriar uma Feira de S. Martinho, onde não faltou todos os produtos característicos da região.
A comunidade envolveu-se com entusiasmo, participando nas ofertas e aquisição das mesmas.
Todas as crianças demonstraram interesse na actividade, responsabilizando-se pelas tarefas que lhes estavam destinadas, destacando-se a alegria.
Escola e Comunidade unidos no interesse de proporcionar alternativas educativas.
A todos agradecemos a participação.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Crescer com a Arte





Este ano lectivo, decidimos (o grupo de docentes do Pré-Escolar) trabalhar num projecto comum a todos os Jardins-de-Infância, o qual tem como título: Crescer com a Arte. É nosso intuito, fazer da arte o nosso meio de facultar à criança os conhecimentos e competências necessários para o seu bom desenvolvimento físico, psíquico, emocional e social.

Nós, começamos pela pintura e escultura...
Na escultura, começamos a trabalhar com plasticina e depois com pasta de modelar. Fizemos animais, flores, casas, colares... Depois pintamos e envernizamos. Ficamos com peças muito bonitas!
Na pintura, todos os dias pintamos um pouquinho de uma tela, até estar completa pela altura do Natal. No segundo e terceiro períodos iremos fazer o mesmo. Pensamos que no fim do ano lectivo, possamos ver o quanto crescemos a nível de pintura, quando compararmos as telas!

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Dia das Bruxas




O Dia das Bruxas no nosso Jardim-de-Infância, foi festejado com muita alegria. De manhã, fizemos os nossos fatos... Cada um fez o seu chapéu de bruxa em cartolina preta. E, para ficar mais assustador, carimbamos fantasmas e aranhas, com um carimbo feito de batata!

De tarde concluímos o chapéu que tinha ficado a secar e vestimo-nos a rigor. Depois fizemos uma careta e fomos meter sustos aos colegas do 1º Ciclo!

Foi mesmo divertido!



terça-feira, 21 de outubro de 2008

Semana da Alimentação (13 a 18 de Outubro)




Na semana passada trabalhamos sobre a alimentação. Ficamos a saber através de um filme “Berto come certo” o que há alimentos que deves comer sempre como os cereais, vegetais, fruta e o leite. Existem outros que não devemos comer muitas vezes, porque têm muito açúcar ou gorduras e fazem-nos mal. Aprendemos também que o pão é feito com cereais e é muito importante para a nossa alimentação.

Quisemos então saber como podíamos fazer o pão e de onde vêm os cereais. Fomos pesquisar para a internet no computador da sala e soubemos que o pão se pode fazer com milho ou trigo ou mesmo com os dois cereais misturados.
Esses cereais são semeados na terra, regados e crescem. A planta do milho é grande e dá uma espiga. Que depois de se fazer a desfolhada (tirar as folhas da espiga), debulha-se (tira-se os grãos de milho) a espiga e os grãos vão para o moinho para triturar e fazer a farinha para depois fazer o pão.

Nós fizemos pão no nosso Jardim-de-Infância e também pães-de-leite que estavam deliciosos!

Deixamos as receitas para fazerem como nós!



Como se faz o pão…

· 1kg de farinha
· 60g de fermento de padeiro
· 1 pouquinho de sal
· Água
Mistura-se tudo muito bem e deixa-se descansar a massa 2 horas para que ela cresça. Depois, fazem-se bolinhas e benze-se o pão com uma cruz e vai a cozer no forno. Quando estiver douradinho está pronto para tirar e comer!


Como se faz o pão-de-leite…

· 1 kg de farinha
. 0,5 l de leite
· 30 g fermento padeiro
· 150 g de margarina
· 180 g de açúcar
· Sal

Mistura-se tudo e amassa-se juntando pouco a pouco ao leite quente.Deixa-se levedar. Depois tendem-se os pãezinhos que são burnidos com gema de ovo. Deixa-se levedar novamente e vai a cozer cerca de 15 minutos.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

No meu Jardim-de-infância

Este espaço que agora estamos a inaugurar, pretende ser um local de partilha, união e conhecimento, entre os Jardins-de-infância do Agrupamento Vertical de Escolas Este de Lousada.
Não pretendemos que seja perfeito! Porque somos humanos e estamos em aprendizagem e evolução.
Pretendemos antes, aquela imperfeição que é única em cada um de nós.
Cada uma, é diferente da outra, tal como os dedos das nossas mãos, tal como a forma de cada uma trabalhar com as suas crianças...
Pretendemos que as actividades postadas neste blog, sejam a transparência da nossa sala, das nossas crianças e do nosso jeito de ser e estar.
A todos os que nos desejem visitar...
Sejam muito bem vindos!