CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Arte no Jardim de Infância de Juste












Levantamento do Património Arquitectónico da Freguesia do Torno
As crianças do Jardim continuam a fazer as suas vivencias artísticas, neste período partem a descoberta do meio para identificar manifestações artísticas na freguesia, assim as crianças vão visitar vários pontos de interesse onde vão a adquirindo conhecimentos de vária ordem.
A ponte da Veiga – as crianças compreenderam que as pontes antigas são diferentes das actuais. São construídas em pedra, não tinha protecções laterais e tinham a forma de meia-lua (arco).
A Torre de Vilar – as crianças costumavam denominar esta torre de Torre dos Mouros mas foram esclarecidas pela Guia turística e pelo Dr. Cristiano do verdadeiro nome e outras especificidades, curiosidades e lendas deste monumento que está incluído na Rota do Românico. Descobriram que as janelas desta “casa” se chamavam frestas, que tinha vários pisos e o topo era descoberto e servia como posto de vigia. Era uma “casa” onde viviam pessoas “importantes”.
O santuário da Sr.ª da Aparecida – o pároco da freguesia explicou ao grupo alguns “segredos” sobre esta capela, segundo ele a mais estátua antiga e valiosa estava bem conservada devido a sua constituição (carvalho, pau santo e madeira vermelha) explicou o significado de aos pés de nossa Sr.ª da Conceição se encontrar uma serpente (vencer o mal) o globo (ver a terra) a lua (luz); contou algumas histórias e lendas.
Casa de Juste - o grupo visitou esta casa e pode verificar que vários artistas contribuíram para a sua restauração por exemplo um Pintor Italiano Morano do século XVII que pintou os tectos, o Arquitecto Baganha do século XIX que é o autor das estátuas (anjos) da sala, entre outros. Esta casa solarenga tem como estilo mais marcante o Manuelino. As crianças compreenderam que se tratava de uma casa grande, com vários anexos, capela e jardins de rara beleza.

0 comentários: