CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

sábado, 18 de abril de 2009

Articulação do Jardim de Juste com a E.B.1 de Aparecida nº 2







Articulação do Jardim de Juste com a E.B.1 de Aparecida nº 2
A elaboração de um Livro em articulação com o 1º ciclo é uma actividade enriquecedora para o Pré-escolar e para este ciclo, uma vez que estimula a criatividade, a aquisição de novos vocábulos, a partilha de saberes, o convívio, conhecer outras instituições. Proporcionou ainda, as crianças que vão para o ano para o 1º ciclo, tomarem contacto com a escola primária onde vão continuar a sua aprendizagem, e aquelas crianças que frequentaram o jardim no ano transacto, recordarem os amigos e educadores.












A Páscoa
As crianças voltam a fazer experiencias artísticas, os vasos dos coelhos e os ramos da madrinha são “ verdadeiras obras de arte” realizadas por este grupo de crianças.

A Exposição/Semana da Primavera no A.V.E.E.L - Jardim de Infância de Juste










A Exposição/Semana da Primavera no A.V.E.E.L
A exposição no A.V.E.E.L. foi uma actividade comum aos vários ciclos, uma partilha de ideias, conhecimentos, “arte”etc. O grupo de crianças visitou a exposição e manifestou interesse especialmente pela sala das ciências, foram as “ experiencias” que fizeram vibrar as crianças.

A Primavera no Jardim de Juste

























A Primavera
A saída para observação das mudanças da natureza e para o encanto do surgir das flores, do fazer dos ninhos e as actividades de jardinagem, a visita da “Suma” foram experiencias que lembraram a importância que tem a natureza para o ser vivo uma vez que da qualidade do meio em que vivemos depende a nossa saúde e por conseguinte a duração das nossas vidas. A criação de novos espaços verdes; o respeito pela natureza evitando polui-la; reduzir, reutilizar e reciclar; evitar o mau uso, o desperdício e o abuso de
alguns elementos, materiais e recursos. São boas práticas para a preservação do ambiente que devemos ensinar através do exemplo.



quarta-feira, 15 de abril de 2009

Museu de Olaria







Hoje fomos visitar o Museu de Olaria em Barcelos, que se encontra aberto a todas as escolas e público em geral. Este museu proporciona a quem o visita a possibilidade de trabalhar o barro e poder participar nas várias actividades destinadas às crianças e alunos de todos os ciclos de ensino. Para quem quiser experimentar, deve conhecer as suas propostas na página electrónica: http://www.museuolaria.org/intro.aspx
Pois bem, hoje fomos participar na actividade:” O Crocodilo que se fez Timor”. Fomos recebidos pela Ana que nos guiou durante a exposição e explicou as peças de barro feitas em Timor. Depois contou-nos a Lenda da ilha de Timor e sobre ela exploramos os trabalhos expostos.
Posteriormente, fomos até ao ateliê, onde desenhamos a peça que queríamos executar no barro e depois foi meter mãos à obra!
Estas peças que hoje fizemos ficaram a cozer num forno próprio. Assim que estiverem secas, virão para a nossa escola e aqui, vamos finaliza-las… pintando-as!
Aposto que nem imaginam as peças que conseguimos fazer…. Quando estiverem pintadas mostrá-las-emos!

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Dia do Pai







Dia do Pai
Dando continuidade as visitas na comunidade o grupo experimentou a “arte” de pintar telas e foi visível o talento dos “artistas”; os pais ficaram orgulhosos com o talento dos filhos.

Arte no Jardim de Infância de Juste












Levantamento do Património Arquitectónico da Freguesia do Torno
As crianças do Jardim continuam a fazer as suas vivencias artísticas, neste período partem a descoberta do meio para identificar manifestações artísticas na freguesia, assim as crianças vão visitar vários pontos de interesse onde vão a adquirindo conhecimentos de vária ordem.
A ponte da Veiga – as crianças compreenderam que as pontes antigas são diferentes das actuais. São construídas em pedra, não tinha protecções laterais e tinham a forma de meia-lua (arco).
A Torre de Vilar – as crianças costumavam denominar esta torre de Torre dos Mouros mas foram esclarecidas pela Guia turística e pelo Dr. Cristiano do verdadeiro nome e outras especificidades, curiosidades e lendas deste monumento que está incluído na Rota do Românico. Descobriram que as janelas desta “casa” se chamavam frestas, que tinha vários pisos e o topo era descoberto e servia como posto de vigia. Era uma “casa” onde viviam pessoas “importantes”.
O santuário da Sr.ª da Aparecida – o pároco da freguesia explicou ao grupo alguns “segredos” sobre esta capela, segundo ele a mais estátua antiga e valiosa estava bem conservada devido a sua constituição (carvalho, pau santo e madeira vermelha) explicou o significado de aos pés de nossa Sr.ª da Conceição se encontrar uma serpente (vencer o mal) o globo (ver a terra) a lua (luz); contou algumas histórias e lendas.
Casa de Juste - o grupo visitou esta casa e pode verificar que vários artistas contribuíram para a sua restauração por exemplo um Pintor Italiano Morano do século XVII que pintou os tectos, o Arquitecto Baganha do século XIX que é o autor das estátuas (anjos) da sala, entre outros. Esta casa solarenga tem como estilo mais marcante o Manuelino. As crianças compreenderam que se tratava de uma casa grande, com vários anexos, capela e jardins de rara beleza.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Carnaval No Jardim de Infância de Juste



















































O Carnaval
Costuma ser uma actividade vivida com o grupo, a comunidade e a família. Assim este grupo fez um convite à família.A história “ O Sonho do Aladino”
Tradicionalmente a sala 2 do Jardim de Juste opta por escolher uma história para trabalhar o Carnaval. Este ano, a exemplo de anos anteriores a história eleita foi:
“O Aladino e a Lâmpada Mágica”.
Pois é importante respeitar as motivações das crianças, uma vez que elas aderem facilmente aquilo porque sentem afectividade.
Assim sendo partimos bem, e começamos por, baseados nesta história criar o nosso próprio conto (conto redondo) intitulado: “ O Sonho do Aladino”.
Posteriormente com a ajuda de uma mãe (Estilista) confecciona-mos alguns fatos.
Na sala de actividades pintamos e elaboramos os chapéus. E resolvemos dramatizar o conto para a sala numero 1. As crianças estavam entusiasmadas e nada faltou inclusive a tradicional dança árabe.
A dramatização foi um êxito, com o tradicional final “…Jasmine e Aladino foram felizes para sempre”. As crianças aplaudiram e ofereceram um conto redondo a sala numero um do conto que eles realizaram. No dia seguinte apresentaram este mesmo conto para o Jardim de Infância de Soutelo que nos veio visitar.

domingo, 5 de abril de 2009

Páscoa




Perto do final do segundo período e como a Páscoa estava à porta, resolvemos fazer uns ovos bem diferentes dos tradicionais. Os nossos, têm uma particularidade, não se podem comer... mas, podemos guardá-los como recordação, da nossa passagem pelo Jardim-de-Infância.
Estes ovos, foram feitos com pasta de papel (papel e cola branca) envolvendo um balão. Depois de seco, pintamos a nosso gosto e foi envernizado, para não se estragar a tinta. Foram postos a secar durante dois dias e quando já estavam bem secos, enchemo-los de pequeninas surpresas deliciosas. Podemos dizer que ficaram bem bonitos!
Os meninos e meninas do JI de Sub-Ribas, desejam a todas as crianças e adultos que nos visitam, uma Páscoa Muito Feliz!!

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Exposição de Trabalhos












Durante a semana da Primavera - 23 a 27 de Março, realizou-se na escola - sede do Agrupamento, uma Exposição de Trabalhos de todas crianças dos Jardins-de-Infância e dos alunos do 2º e 3º Ciclo.
Nós fomos visitar!
Logo à entrada, havia trabalhos muito bonitos, uns em desenho a lápis, outros a cores, outros trabalhos eram esculturas e havia um ovo gigante, que foi pintado por todas as turmas da EB2,3 de Caíde de Rei.
Logo depois, olhamos para o chão e reparamos que havia flores de variadas cores, então, fomos seguindo as flores até chegarmos à sala onde estavam expostos os nossos trabalhos, como os de todos os outros meninos dos Jardins. Havia trabalhos muito bonitos e originais.
Fomos de seguida, ver o que estava a acontecer nas salas vizinhas. Numa, havia jogos de matemática e na outra experiências!
Fomos ver!
Havia muitas coisas para conhecer, desde coisas muito pequeninas, que só podem ser vistas no microscópio, a esqueletos muito grandes! Havia professores a fazer demonstrações de experiências muito curiosas!
Foi muito bonito e gostamos muito de participar!