Na passada quarta-feira, foi um dia em que aprendemos muitas coisas no nosso Jardim-de-Infância. A educadora, trouxe para a sala um livro sobre artistas plásticos, estivemos a explora-lo e descobrimos que há muito tempo atrás, no século XIX, começaram alguns artistas a pintar pela primeira vez a natureza, com toda a sua luz e cor, esses artistas não foram muito bem aceites nessa altura e foram chamados de impressionistas. Um deles foi Monet, um artista plástico francês. A educadora, mostrou-nos várias obras (pinturas) e conseguimos identificar as estações do ano a que correspondiam.
Uma das obras tinha um lago, ponte e tinha flores que estavam pousadas na água. Ficamos a saber também que essas flores são especiais pois não crescem na terra, mas na água e chamam-se nenúfares. Soubemos que essa obra chama-se "O lago dos Nenúfares" e quem a pintou foi Monet.
Ainda ficamos mais entusiasmados quando descobrimos que o Monet, tinha um jeito e um sitio especial para pintar as suas obras. Não trabalhava dentro de uma sala, nem num sótão como outros pintores faziam... Ele tinha um barco, onde montou o seu atelier de pintura para que assim estivesse mais perto da natureza para a retratar melhor nos seus trabalhos!
Depois de estarmos tão perto daquele lugar, até já quase que ouvíamos os passarinhos e o cheiro da Primavera, resolvemos pintar um grande cenário parecido com aquela obra e cantarmos e dançarmos a canção do Touro e do Passarinho que acabamos de aprender.
Então, enquanto que uns meninos pintavam o cenário, outros faziam os adereços para a dança. Em pouco tempo ficou tudo pronto. O cenário, estava uma obra de arte! Quando pusemos os adereços e começamos a cantar e a dançar, com os olhitos a sorrir, a alegria era tanta que parecia mesmo que estávamos no mesmo local que o Monet pintou!
0 comentários:
Postar um comentário