CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

domingo, 14 de junho de 2009

Actividades do Jardim de Infância de Juste

Dia mundial da criança



As crianças do Jardim de Infãncia de Juste, para comemurar este dia fizeram uma viagem de Comboio ao Porto, visitaram a Feira do Livro, onde lhe ofereceram um livro e fizeram um piquenique. Foi um dia em que eles se divertiram muito, esta alegria manifestou-se especialmente durante a viagem em que o grupo divertiu os passageiros com lindas cançoes, lengaslengas e travalinguas.







Dia mundial do Ambiente


No dia 5 de Junho o grupo de crianças foi a Fundaçao de Serralves juntamente com as crianças dos Jardins de Infancia do nosso Agrupamento e muitas outras Escolas e Jardins e conjuntamente viveram ao ar livre uma festa com jogos, musicas,teatro de rua etc. Foi uma actividade de partilha e convivio com outras crianças.



A Arte no Jardim de Infância de Juste

PINTURA
As crianças, após terem feito várias recolhas artísticas na freguesia experimentaram “criar” algumas “obras de arte”. A pintura foi a eleita,as crianças experimentaram algumas tecnicas de pintura: pintura de dedo, pintura com cola branca colorida com tintas e aplicação de areia, pintura de sopro, pintura com lixivia, digitinta etc.














ESCULTURA

A modelagem ou a escultura tambem foi para eles uma experiencia importante após terem observado várias estatuas durante as visitas que realizaram na freguesia era fundamental criarem a sua propria “escultura” .











TEATRO

A arte de representar, foi o que as crianças do jardim de Infancia de Juste foram ver no dia 29 de Maio a sede do Rancho Folclorico da Srª da Aparecida com a apresentação da peça de teatro “ Os Músicos de Bremen” pela companhia Jangada Teatro.


terça-feira, 2 de junho de 2009

A arte na EB1Jardim de Pereiras














































Festejamos o dia mundial da criança com muita arte.









Criamos atelier de dança, música, teatro, pintura, leitura e jogos de mesa. Meninos do J.I. e 1º ciclo, juntos, formamos equipas e divertimo-nos imenso com arte. Finalizamos com um lanche também muito colorido e saudavel (salada de fruta)

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Dia Mundial da Criança



Para festejarmos o Dia Mundial da Criança, hoje os mais pequeninos resolveram fazer uma surpresa aos coleguinhas do 1º ciclo. De manhã fizemos bolo de ananás e da parte de tarde fomos chama-los e fizemos uma festa!
Fizemos um lanche diferente na companhia dos nossos colegas mais velhos.
A todos os meninos do Mundo, um beijinho muito docinho dos meninos do JI de Sub-Ribas!

“O nosso Sistema Solar”







Um dia chegou ao Jardim um menino que contou que tinha estado a ver na TV os Planetas, foi um alvoroço, todos perguntamos à nossa Educadora o que era isso dos Planetas.
Então a Educadora Anita levou-nos ao PC para fazermos uma pesquisa na NET. Aí descobrimos coisas muito importantes: Que o Sol é uma Estrela, a que a Terra gira à sua volta, e que os Planetas são muitos e se encontram em volta do Sol, uns mais próximos e outros bem distantes. Estes Planetas podem dividir-se em dois grupos: 4 mais pequenos e rochosos, e estão mais perto do Sol (Mercúrio, Vénus, Terra, Marte) e 4 mais distantes frios e gasosos (Júpiter, Saturno; Úrano, Neptuno), havia outro muito pequenino Plutão mas com o tempo desapareceu.
A partir daqui resolvemos fazer a montagem do Sistema Solar na nossa sala, começamos por fazer o registo gráfico, depois enchemos balões, colamos papeis e pintamos com as cores que tínhamos visto no computador, fizemos um grande Sol e penduramo-los todos à sua volta, tal como deve ser. Também não nos esquecemos da Lua que é um Satélite da Terra.
Ah! Muito importante, só é possível viver na Terra porque é o único planeta que tem oxigénio e água que nós necessitamos para viver.
No final ficou assim…

Sala 1 do J.I. Corgo

sábado, 23 de maio de 2009

Ler em Família

E porque os livros são bons amigos, aqui vai um sitio na internet http://e-livros.clube-de-leituras.pt/ para todos nós consultarmos.
Neste sitio, que pertence ao Plano Nacional de Leitura, apresenta muitas sugestões de leitura. A que vos quero falar em especial, é sobre os livros infantis que estão em formato digital com som, que todas as crianças podem ouvir e deliciar-se podendo participar nos passatempos com o auxilio dos pais e familiares.
Boas leituras!

sábado, 16 de maio de 2009

Teatro de Marionetes - Tanglomanglo








Na passada quarta-feira no nosso jardim-de-infância trabalhamos a arte de uma forma diferente.
A educadora levou para a sala 12 marionetes todas muito parecidas, porque eram todas irmãs.
Explicou que elas iam fazer um teatro para nós e que era um teatro diferente, porque contava uma história em verso - Tanglomanglo, escrita pelo poeta: António Manuel Couto Viana.
Então a educadora, apresentou as suas amigas marionetes para a ajudar a recitar esse poema e começou o teatro!
As marionetes dançavam e ao mesmo tempo a educadora desfolhava o livro de imagens e o livro dos algarismos para que nós conseguíssemos acompanhar a história.
No final, exploramos as marionetes. Cada um de nós pode manipulá-las à sua vontade.
Posteriormente, fizemos a dramatização do poema e houve até meninos que tocaram instrumentos para podermos dançar como as marionetes.
Depois já sentados, falamos sobre o poema, exploramos todas as suas quadras e a todas as palavras que tínhamos achado estranhas ou difíceis, tais como: tanglomanglo (dança de origem africana), entremez (teatro) e topete (poupa no cabelo). Depois falamos dos grupos e da família, porque o poema falava de uma família de 12 irmãs. De seguida, escolhemos uma quantidade e fomos pesquisar nas revistas famílias ou grupos. Depois, recortamos e colamos as imagens, correspondente à quantidade que cada um de nós escolheu.
Da parte de tarde, pudemos explorar melhor o teatro de marionetes e sabem que no final do dia já sabíamos de cor o poema todo!

Adaptação do Poema - Tanglomanglo - Antologia de António Manuel Couto Viana

Nós éramos doze irmãs
Todas forradas de bronze
Deu o tanglomanglo nelas
Não ficaram senão onze.

Dessas onze que elas eram
Foram só lavar os pés
Deu o tanglomanglo nelas
Não ficaram senão dez.

Dessas dez que elas eram
Foram dar esmola a um pobre
Deu o tanglomanglo nelas
Não ficaram senão nove.

Dessas nove que elas eram
Foram fazer um biscoito
Deu o tanglomanglo nelas
Não ficaram senão oito.

Dessas oito que elas eram
Foram riçar o topete
Deu o tanglomanglo nelas
Não ficaram senão sete.

Dessas sete que elas eram
Foram comprar anéis
Deu o tanglomanglo nelas
Não ficaram senão seis.

Dessas seis que elas eram
Foram jogar o chorinco
Deu o tanglomanglo nelas
Não ficaram senão cinco.

Dessas cinco que elas eram
Foram apanhar um gato
Deu o tanglomanglo nelas
Não ficaram senão quatro.

Dessas quatro que elas eram
Foram ver um entremez
Deu o tanglomanglo nelas
Não ficaram senão três.

Dessas três que elas eram
Foram passear nas ruas
Deu o tanglomanglo nelas
Não ficaram senão duas.

Dessas duas que elas eram
Foram apanhar caruma
Deu o tanglomanglo nelas
Não ficou senão uma.

Dessa uma que ela era
Foi à noite de S. João
Deu o tanglomanglo nela
E acabou-se a geração!

domingo, 3 de maio de 2009

Para as nossas Mães!






Para oferecer às nossas Mães, fizemos um porta-anéis com a forma de um gato. Cada um de nós moldou o seu gatinho em pasta de modelar, tendo em todos um pormenor bastante imponente: o seu rabo! Este tinha de ser grande para depois a Mãe colocar os seus anéis. Claro que com a prenda foi com um exemplar - um anel, feito também por cada criança em estrelinha pintada.
Para completar a oferta, elaboramos um postal para celebrar o dia e ainda fizemos uma caixinha para meter o gato. Esta caixinha, que foi decorada com uma flor, pode ser usada pela Mãe, como guarda-jóias!
A todas as nossas Mães, desejamos um dia muito feliz!

DIA da MÃE


Para todas as Mães um excelente Dia repleto de muito Amor!

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Ovos Misteriosos



No passado dia 20 de Abril, houve uma tarde muito engraçada no nosso Jardim-de-Infância.
A educadora Cátia, que às segundas e quartas-feiras está connosco da parte de tarde, trouxe nesse dia as suas colegas educadoras para nos presentear com uma história da Luísa Ducla Soares, chamada os “Ovos Misteriosos”.
Esta história foi trabalhada por seis educadoras de infância que conseguiram conciliar várias técnicas, a narração, a dramatização e o teatro de fantoches, resultando num espectáculo cativante e deliciosamente engraçado para todos nós.

sábado, 18 de abril de 2009

Articulação do Jardim de Juste com a E.B.1 de Aparecida nº 2







Articulação do Jardim de Juste com a E.B.1 de Aparecida nº 2
A elaboração de um Livro em articulação com o 1º ciclo é uma actividade enriquecedora para o Pré-escolar e para este ciclo, uma vez que estimula a criatividade, a aquisição de novos vocábulos, a partilha de saberes, o convívio, conhecer outras instituições. Proporcionou ainda, as crianças que vão para o ano para o 1º ciclo, tomarem contacto com a escola primária onde vão continuar a sua aprendizagem, e aquelas crianças que frequentaram o jardim no ano transacto, recordarem os amigos e educadores.












A Páscoa
As crianças voltam a fazer experiencias artísticas, os vasos dos coelhos e os ramos da madrinha são “ verdadeiras obras de arte” realizadas por este grupo de crianças.